Horário de Atendimento:
Seg à Qui - Das 08h00 às 18h00 Sex - Das 08h00 às 17h00

Ictioplâncton

O ictioplâncton é a parte do zooplâncton onde estão inclusos os ovos e larvas de peixes, sendo este o principal representante do meroplâncton.

O conhecimento dessa fase do ciclo de vida da ictiofauna assume grande relevância, uma vez que permite verificar os períodos de reprodução dos peixes e o desenvolvimento das fases iniciais do seu ciclo de vida, fornecendo informações sobre a dinâmica ecológica das espécies e sua importância no ecossistema.

Em ambientes estuarinos, a maré é um fator que exerce forte influência sobre a composição e a abundância do ictioplâncton. Em alguns estuários determinadas espécies entram junto com a maré enchente, ou exportam suas larvas com a maré vazante (Neira & Potter, 1992).

A identificação dos locais de desova e de crescimento das larvas possibilita compreender melhor os deslocamentos sazonais das espécies e sua movimentação entre os biótopos distintos do ambiente estudado, tais como calhas de rios, tributários, lagoas, praias e pedrais. Esses levantamentos permitem ainda ampliar o conhecimento da taxonomia e do inventário ambiental de espécies, além de auxiliar na definição de estratégias para a conservação da ictiofauna e o manejo da produção pesqueira (Nakatani et. al., 2001 e Nakatani, 1994).